quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SELETIVO DO IFMA

Termina no dia 10 de dezembro o prazo de inscrição para o processo seletivo de cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Os interessados podem se inscrever pela internet (veja o edital e a última retificação). A taxa custa 20 reais e deve ser paga na rede do Banco do Brasil. Foram abertas 4.910 vagas em 18 unidades espalhadas pelo estado. Inscreva-se aqui.


A inscrição será realizada em duas etapas. Na primeira, deve-se informar os dados pessoais (RG e CPF são exigidos), a modalidade de ensino (integrada, concomitante, subsequente e Proeja), a cidade em que deseja estudar e onde o candidato pretende fazer a prova. Na segunda etapa, é necessário confirmar os dois cursos que pretende concorrer (primeira e segunda opção), além de informar se entrará ou não no sistema de cotas.


O edital destina 20% das vagas a estudantes de escolas públicas. Nos campi Maracanã e Codó, o curso integrado em Agropecuária terá 30% das vagas reservadas a alunos da Pedagogia da Alternância (egressos de casas familiares rurais, escolas agrícolas do campo, etc).


As provas serão aplicadas no dia 9 de janeiro, das 8h30 às 12h30. Serão 40 questões (20 de português e 20 de matemática).


Distribuição das vagas
Além dos dez campi em funcionamento, o IFMA vai iniciar as atividades de outras oito unidades, totalizando 18 campi com 4.910 vagas em todo o Maranhão. Juntas, as três unidades de São Luís (Monte Castelo, Centro Histórico e Maracanã) oferecem 1.270 vagas. O Campus Imperatriz dispõe de 480 vagas; Buriticupu, Timon e Pinheiro, 360 vagas; Zé Doca e Santa Inês, 320; Codó e São Raimundo das Mangabeiras, 240; Barra do Corda, 200; Bacabal e Alcântara, 160; Barreirinhas e Caxias, 120 e São João dos Patos, outras 80.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

DESFILE ESCOLAR DO CE JOSÉ RIBAMAR EWERTON


TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.

O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.

Esse é um tema do nosso desfile este ano, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a respeito de todos os tipos de manifestações, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais, contrapondo a tentativa de unificação de uma cultura de massa imposta pelos meios de comunicação.

Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o desfie irá promover o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.

Deve-se observar que em cada pelotão do desfile, os integrantes estão devidamente caracterizados consoante os subtemas propostos, uma vez que eles mesmos tenham conhecimento do grande valor que rege os trajes que vestem e da proposta sugerida pelo desfile. Tendo assim, uma variedade de costumes, tradições e crenças que avivam a pluralidade de elementos diferentes e essenciais.

“A cultura é um instrumento de personificação do ser que agrega valores e soma diferenças para uma melhor convivência individual e coletiva."


Wenderson Moraes dos Santos
Responsável pela Divulgação




Baliza



Pelotão (Banda)

Bolo (Homenagem ao 16º aniversário da Cidade)

Porta Bandeiras

Profissões

Lendas

Esportes

Coreografia da Banda

Banda

Dança Portuguesa

Dança Gaucha

Capoeira

Frevo

Quadrilha

Fardas

AGRADECIMENTOS

Organizar um desfile requer além de muito empenho, força de vontade e altivez para não se deixar desanimar mediante os inúmeros contratempos que outrora se seguiram, é querer mostrar que se pode sim e com muita garra, apresentar um evento que significa na verdade o patriotismo que há dentro de cada um, foi duro, por vezes difícil, mas as pessoas que trabalharam em prol de sua execução mostraram que o esforço valeu, embora elas mesmas não reconheçam. Por isso, cientes do esforço que foi promover o desfile em sua totalidade, façamos agora os nossos estimados e sinceros agradecimentos:

Agradecemos primeiramente a Deus, a diretora Luzimar de Jesus Fonseca dos Santos e Maria Domingas Mendes Silveira as quais ressaltamos como principais colaboradoras, aos professores Valdir Barbosa e Valério Sanches ambos responsáveis pela banda, às escolas convidadas e seus funcionários, a Zoca que coordenou a banda, às costureiras responsáveis pela indumentária, aos funcionários da escola José Ribamar Ewerton, a todos os alunos que se propuseram a participar do desfile, aos demais professores que organizaram os pelotões e acompanharam nesta manhã todo o percurso feito pelos seus alunos, a todas as pessoas que nos prestigiaram desde a nossa saída da concentração até à praça e em especial a todos que contribuíram de forma geral para que o desfile acontecesse.

Muito obrigado a todos!